Precisa de ajuda com o home office? Preparamos um guia para ajudar no trabalho em casa.

26-03-20 DICAS-HOME-OFF

O aumento dos casos de infectados com o coronavírus no país trouxe para muitos brasileiros uma nova realidade de trabalho, o home office, uma modalidade considerada segura no momento por empresas de todo o mundo. Sair do escritório e levar o trabalho para casa pode ser uma tarefa complicada para muitos, pensando em ajudar as pessoas que podem trabalhar em casa nesse período, elaboramos um pequeno guia do trabalho home office.

É possível trabalhar em casa com qualidade

Antes de tudo é importante ter a noção de que o sucesso do trabalho home office não está na quantidade de horas trabalhadas e que é possível realizar o trabalho de forma profissional sem sair de casa. Não se trata de descumprir uma carga horária fixa de trabalho, mas de trabalhar além das horas fixadas em busca de resultados que muitas vezes não vem. No final de um dia de trabalho as horas que você passou sentado na frente do computador diz muito pouco sobre a qualidade do seu trabalho. Mais do que tempo de trabalho, é preciso realizar as atividades de acordo com os objetivos e atendendo as suas funções, assim se consegue progresso no trabalho, que é o que realmente vai importar no final do dia.

Listar as atividades que serão desempenhadas no dia seguinte pode ajudar a manter a concentração. Recomenda-se criar uma lista e definir prazos para execução de cada uma das tarefas. Além de ajudar no foco e na qualidade do trabalho, essa iniciativa colabora para o controle da quantidade de horas trabalhadas e ajuda a incluir pausas, como horário de almoço.

Estou trabalhando em casa e agora?

Para trabalhar em casa é preciso ativar um comando no cérebro de que não é final de semana, feriado ou férias e isso se faz criando uma rotina que gere a adaptação do trabalho em casa. A nossa casa é, sem sombra de dúvidas, um local com grande possibilidade de interferência na hora de realizar home office, por isso, é importante a adequação de todos os presentes na residência a nova rotina, isso inclui as crianças.

Em casa, uma das coisas importantes a se fazer é definir o vestuário. É importante lembrar que é um horário de trabalho e não de relaxamento, por isso, o pijama precisa ser deixado de lado. Opte por roupas que não te causem constrangimento caso você seja convocado de última hora para uma videoconferência. Tenha atenção também ao seu local de trabalho.

O seu local de trabalho em casa deve ser um ambiente silencioso, se possível, isolado dos outros cômodos da casa. Tente ficar em um cômodo apropriado para o trabalho, com mesa e cadeira de altura confortáveis. Não sendo possível um ambiente assim, a mesa de jantar ou da cozinha podem ser usadas, desde que não seja um espaço barulhento e seja um local limpo, organizado e tranquilo. A temperatura ambiente e a iluminação também são importantes, por isso, procure um local bem iluminado e de temperatura agradável.

Um ponto importante a ser considerado na hora de trabalhar em casa é a necessidade de conexão com a internet. Cheque a qualidade da sua conexão com antecedência e em caso de problemas, comunique ao seu chefe.

Uso de redes sociais

Algumas empresas costumam bloquear o uso das redes sociais nos dispositivos internos do escritório. No computador pessoal, o uso das redes é liberado e pode atrapalhar. Está logado nas redes sociais pode fazer com que a atenção se volte para possíveis notificações, faça log off em sites de redes sociais, pelo menos durante o período em que estiver cumprindo o expediente.

Esteja ligado à sua equipe de trabalho

A tecnologia permite que você e a sua equipe estejam conectados, é possível fazer reuniões e conferências de forma remota, dialogar através de plataformas web e aplicativos e criar lista de tarefas com ferramentas virtuais. O bom andamento do trabalho em equipe depende da disciplina coletiva na execução das tarefas e na troca de informações.

 

Por fim, para que em tempos de isolamento social o resultado do trabalho home office seja positivo, três coisas são necessárias: paciência, empatia e organização. Toda mudança exige adaptação e vem acompanhada de desafios, superá-los exige que essas três palavras estejam na rotina de quem nessa situação de crise pode trabalhar em home office.

Dicas para trabalho em home office