Trabalhando em equipe em home office

A pandemia do coronavírus tem trazido uma questão que é novidade para muitas empresas, o home office. Com o trabalho em um novo ambiente uma série de questões passam a ser relevantes, desde pontos individuais que partem de encontrar um ambiente adequado em casa, até questões coletivas que envolvem manter o entrosamento da equipe nesse novo cenário. No último artigo do blog acesse aqui tratamos do home office sobre o ponto de vista individual, essa semana abordaremos como o trabalho home office deve ser tratado no contexto das equipes.

CARD-BLOG-EQUIPE

No trabalho em equipe, assim como no individual, é preciso ter ciência de que existem situações que precisam ser evitadas. Ir pelo caminho mais simples e intuitivo nem sempre dará bons resultados no trabalho home office. Antes de saber o que fazer no trabalho em equipe é importante conhecer o que devemos evitar em situações como a que passamos agora.

O que precisa ser evitado

Por não estarem no mesmo ambiente que a equipe, muitos gestores sentem a necessidade de controlar o pessoal durante todo o período de trabalho, mas em casos assim a confiança precisa ser a base da relação entre a equipe. É preciso focar no progresso das atividades e ter cuidado com o senso de urgência das tarefas demandadas. Todas as solicitações são importantes, mas é necessário compreender as prioridades na hora de requisitar a equipe.

Muitas vezes na ânsia de manter tudo dentro da normalidade o gestor encontra diversas ferramentas para contribuir com a rotina de execução das tarefas, nesse ponto deixamos uma dica importante: não introduza muitas ferramentas de trabalho ao mesmo tempo, quanto mais ferramentas as pessoas precisarem conhecer, maior será a dificuldade em engajar a equipe com as ferramentas e a comunicação pode ficar distribuída em diversos locais diferentes.

Usar o WhatsApp costuma ser o primeiro pensamento em momentos como esse, mas além de estimular o imediatismo, o que pode gerar ansiedade, a aplicação pode deixar a informação desorganizada e colaborar para a desatenção do grupo de trabalho, já que existem outros contatos e grupos na ferramenta. Em casos de equipes menores a ferramenta pode ser muito útil, mas ainda assim exige foco de quem usa.

Melhores práticas

Agora que já apresentamos algumas dicas do que não fazer, vamos ao que pode trazer bons resultados ao trabalho em equipe em home office. De início é importante transmitir confiança para a equipe e ser claro em relação ao que se espera de cada um no desempenho das atividades diárias, a criação de processos pode ajudar a dar visibilidade ao progresso do trabalho.

Estabelecer normas de trabalho ajuda na rotina e no cumprimento dos horários. Respeito aos horários são importantes em trabalho remoto, embora a equipe esteja em casa é preciso ter disciplina e compreensão em relação aos horários, incluindo horário de almoço. Além disso, é importante alinhar expectativas sobre o tempo de resposta e de entrega das solicitações.

Criar um escritório virtual pode ajudar. O escritório virtual é um espaço onde as pessoas trocam informações e discutem sobre projetos. Para criar um escritório virtual ferramentas como Workplace ou Basecamp podem ser úteis. O escritório virtual pode funcionar como um ponto de controle para o gestor, um espaço para que ele acompanhe a distribuição e a execução das demandas.

Reuniões por videoconferência contribuem para alinhamentos e planejamento. Ao marcar uma reunião por vídeo conferência se certifique que a equipe terá acesso a ferramenta utilizada e ao horário da reunião. A videoconferência força a concentração dos participantes e pode gerar bons resultados, mas é importante que antes do início da reunião todos conheçam os pontos que serão abordados e que entendam qual o seu papel naquele momento.

O trabalho em home office pode ser facilitado por ferramentas tecnológicas, além de videoconferências, ferramentas de divisão de tarefas como o Trello ou de armazenamento em nuvem como Google Drive e iCloud podem trazer benefícios para o trabalho.

Por fim, para ter sucesso e conseguir os resultados pretendidos é importantíssimo que os seus colaboradores tenham acesso a infraestrutura. Ajude com instalações e liberação de acesso para ferramentas, inicie ou atualize pastas compartilhadas e configure as ferramentas que serão utilizadas.

 

Confiança faz parte da base necessária para criar um ambiente saudável de trabalho home office em equipe. Devido à pandemia as pessoas estão passando por diferentes estados de emoção. Sensibilidade, confiança e bons feedbacks podem ajudar a criar um ambiente colaborativo que desperte o melhor da equipe nesse momento.

 

Trabalhando em equipe em home office