05 Dicas para quem decidiu ter um aplicativo

Decidiu que chegou a hora da sua cidade ou instituição ter um aplicativo e não sabe bem o que fazer? Reunimos neste artigo 05 dicas para aplicativos destinadas a quem precisa de orientações gerais sobre o que fazer, afinal é de extrema importância pensar nos diferenciais que seu aplicativo terá, como conquistar usuários e mantê-los ativos no seu app.

1. Defina o objetivo do seu APP

Milhões de aplicativos são lançados em um curto espaço de tempo e concorrem com os que já estão no mercado. Ao optar por um aplicativo, a primeira coisa que se deve ter em mente é o objetivo do seu app. Qual a finalidade dele, ao que se destina? Entre alguns dos objetivos possíveis, o seu aplicativo pode transmitir informações, divulgar comércios e serviços, facilitar processos como compra ou pagamentos, entre outros. Para definir com clareza o seu objetivo é preciso conhecer o seu público-alvo, ou seja, saber para quem se destina e o que essas pessoas gostariam de ver no app.

2. Conheça seus concorrentes

Existem aplicativos semelhantes aos seus? Pesquise se existem possíveis concorrentes, conhece-los é importante para entender o que o mercado oferece e como você poderá se diferenciar no seu segmento. Analise nas lojas pontos que os usuários da concorrência abordaram como bons ou ruins e veja como isso pode impactar no seu negócio.

3. Tenha uma presença on-line

A presença on-line vai te ajudar a promover seu aplicativo e conseguir construir uma relação melhor com os seus usuários. Seu aplicativo pode estar ligado a um site, blog, a um canal do YouTube ou as redes sociais. Uma dica importante aqui: sua presença on-line deve estar ligada às plataformas responsivas, uma vez que os usuários mobile tem se sobressaído aos desktop.

4. Retenha os usuários

Mantenha o conteúdo atualizado, com informações úteis e que façam o usuário sentir que precisa usar o seu aplicativo para determinada atividade da sua rotina. Aplicativos que não oferecem novos conteúdos ou que os usuários não conseguem identificar a utilidade, costumam ser excluídos dos smartphones.

5. Acompanhe seus resultados

É importante conhecer o seu desempenho para avaliar o seu aplicativo e traçar metas que te ajudem a fortalecer os pontos positivos e a trabalhar em aspectos que podem ser melhorados.

Os dados permitem que você verifique se suas estratégias para divulgação do aplicativo e retenção dos usuários estão no caminho certo. A presença on-line pode te ajudar a avaliar quais estratégias estão sendo mais efetivas.

Se você lança uma enquete em um aplicativo e divulga numa rede social, o resultado pode estar diretamente ligado a esta ação. Ficar atento as suas ações e as reações do seu público diante delas interfere diretamente nos resultados do seu App.

Algumas empresas oferecem serviços que podem te ajudar a ter um aplicativo, existem modelos como o Cidade Digital e o Prefeitura Online, por exemplo. Após escolher quem vai fornecer a tecnologia que você precisa, lembre-se das nossas dicas para aplicativos.