TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

No Dia Mundial do Meio Ambiente é importante refletir como a tecnologia da informação pode ajudar para a redução de impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável na sociedade.

Sustentabilidade

A palavra sustentabilidade tem aparecido cada vez mais nas discussões sobre o que deixaremos para as gerações futuras, sua aplicação ainda é dúvida para algumas pessoas, que associam o termo somente a questão ambiental. O conceito de sustentabilidade está ligado a busca por equilíbrio, sustentação ou conservação de um sistema.

Busca-se alcançar o desenvolvimento com sustentabilidade através da satisfação das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. A ideia de se cumprir um desenvolvimento sustentável está ligada a obtenção de resultados que contribuam para a manutenção de recursos.

A sustentabilidade se apresenta em um tripé que engloba o social, quando foca nas pessoas e na sua condição de vida, no ambiental, no que diz respeito a recursos naturais e como são utilizados e econômico quando está ligado a produção, distribuição e consumo de bens e serviço. 

tecnologia-e-sustentabilidade-dia-do-meio-ambiente

Tecnologia e Sustentabilidade

Quando aliada a tecnologia da informação a sustentabilidade se refere as boas práticas adotadas em TI para favorecer a obtenção de resultados alinhados ao tripé do termo. As ações positivas envolvem mudança de comportamento no ambiente das empresas de TI, o uso de tecnologia para economia de recursos naturais e o desenvolvimento de soluções que ajudem no desenvolvimento social e tecnológico da sociedade.

Internamente uma empresa de TI pode pensar em economia de energia, preocupação com descarte dos materiais tecnológicos, uma vez que a produção de lixo tecnológico tem gerado cada vez mais preocupação, atenção a responsabilidade social dos seus fornecedores, reaproveitamento de materiais e uso da tecnologia como suporte para o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Além das mudanças no ambiente de trabalho, cada vez mais empresas de TI tem buscado produzir soluções tecnológicas que ajudem desde a redução de uso de papel em instituições públicas e privadas a desenvolvimento de soluções que promovam compartilhamento de veículos, roupas, espaços e monitoramento de ar.

A TI sustentável têm buscado desenvolver softwares para todas as áreas. As oportunidades surgem a partir da busca por soluções para problemas cotidianos. Durante muito tempo consumidores se sentiam inseguros para realizar compras na internet, diante do problema, para que se tenha cada vez mais transações financeiras seguras dentro de um ambiente tecnológico, profissionais de TI buscaram reduzir fraudes e garantir processos sustentáveis. 

Para problemas do meio ambiente, a TI pode colaborar tanto em cadeia, quando gera softwares que eliminam a necessidade de papel, consequentemente interferindo no consumo e no desmatamento para a produção do mesmo, quanto na agricultura, com  soluções de geolocalização que monitoram emissão de gases e que têm sido cada vez mais utilizadas.

A Sustentabilidade na TI ajuda no meio ambiente, no aumento da produtividade e na diminuição de custos tanto na operação, quando para os beneficiários finais dos sistemas desenvolvidos. 

Impacto da TI Sustentável para as empresas

Para as empresas de TI que colaboram para as práticas sustentáveis existem diversos benefícios, o tema tem gerado interesse das empresas e colaborado para o surgimento de novas tecnologias, modificando inclusive comportamentos sociais.

Além de trazer benefícios para o meio ambiente, ter o olhar voltado para a sustentabilidade gera impacto positivo para a imagem das empresas.

Com os olhos do mundo voltados para o desenvolvimento sustentável as empresas de TI devem estar dispostas a investir nesse segmento tanto em suas práticas cotidianas quanto para investir na criação de soluções que contribuam para empresas, organizações públicas e sociedade.