Tem um aplicativo e está perdido na hora de atrair novos usuários? Separamos algumas dicas.
Administrar um aplicativo é um desafio diário para quem resolve investir nesse tipo de tecnologia. São diversas atividades, é preciso pensar na tecnologia e em como aprimorá-la, atrair novos usuários, buscar parceiros e manter quem já fez o download ativo no aplicativo.
Pensando em ajudar você que está começando com o seu app, separamos neste texto algumas dicas do que fazer e do que não fazer para atrair e manter os seus usuários.
O que fazer
1. Conheça os seus usuários
Os aplicativos devem ser feitos e pensados para quem eles se destinam, ou seja, os usuários. Ao criar ou aderir a um modelo de negócios que envolva essa modalidade tenha em mente que o seu foco principal deve ser o usuário.
Você pode conhecer as pessoas que acessam seu app mensurando o conteúdo visualizado nele e de onde vem os downloads e através dos comentários e avaliações deixados nas lojas de aplicativos. Ao conhecer o seu usuário você vai ter noção do que é relevante para ele e será capaz de fazer melhorias eficientes tanto na sua plataforma quanto na sua divulgação para atrair novos usuários.
2. Atenção ao conteúdo
Ao baixar um aplicativo o usuário espera encontrar o que ele precisa de forma rápida e intuitiva. É importante que os menus sejam achados facilmente e que as funcionalidades sejam práticas e fáceis de usar.
Outro ponto ligado ao conteúdo que merece atenção é a importância de lançar o aplicativo somente após ele conter as opções propostas. Por exemplo, um aplicativo de delivery que não tem restaurantes cadastrados não vai ser útil para o usuário, assim como um catálogo de comércio local também não será útil sem comércios cadastrados.
Lembre-se, ao colocar um aplicativo no smartphone, o usuário espera encontrar nele tudo o que foi proposto.
3. Use as notificações push
Já falamos aqui no blog sobre as notificações push que os usuários recebem de aplicativos como forma de levá-los a navegar nas plataformas.
As notificações são uma forma de lembrar o usuário de que o seu aplicativo existe e de fazer com que ele interaja com o seu app. As notificações podem ser de assuntos variados como, descontos, notícias importantes, cupons, atualizações e outras coisas que podem ser relevantes.
Uma dica que deixamos aqui é que embora elas ajudem no engajamento, em excesso podem ser invasivas e conseguir o efeito contrário ao que propomos aqui. Fique atento a quantidade diária enviada, ela vai depender do tipo de aplicativo e do que você estará comunicando.
4. Fique atento as oportunidades
Esteja atento as oportunidades de retenção e promoção do seu aplicativo. As vezes ficamos tão focados em melhorar a plataforma e conseguir mais downloads que desconsideramos oportunidades.
Conhece um jornalista de veículo de comunicação ou influencers que podem ajudar a promover seu app? Proponha parcerias para atrair mais usuários para a sua plataforma.
Fique ligado em eventos virtuais, você pode promover lives com temas relevantes para o público do seu app como forma de engajar e atrair novos usuários.
O que não fazer
1. Ter medo de errar
Se você está começando agora, não tenha medo de tomar atitudes pensando no que pode dar errado. Teste coisas novas, experimente formas de mostrar e divulgar seu aplicativo.
Não existe um modelo que funcione para todos os apps, até aplicações com propósitos semelhantes vão ter as suas particularidades. Por isso, leve em consideração sempre a sua proposta e os seus usuários.
2. Não atualizar
Seu aplicativo deve ser atualizado periodicamente. Tecnicamente ele precisará de correções e melhorias para tornar a experiência do usuário cada vez melhor, se contar com conteúdo como notícias e outros textos, o aplicativo precisará também de atualização constante nesse sentido para que os usuários tenham material novo ao abri-lo.
3. Não divulgar
Tem um aplicativo, mas não divulga? A divulgação é importante para conquistar novos usuários para o seu app. Existem formas gratuitas e pagas de fazer a divulgação.
Você pode criar listas de transmissão com clientes em whatsapp, usar as redes sociais, divulgar em rádio, fazer parcerias com incluencers… são inúmeras as possibilidades, o que não pode é criar o aplicativo, não divulgar adequadamente e esperar que mais pessoas conheçam e façam download.
4. Não se atentar a concorrência
Assim como negócios fora do mundo digital, ter atenção a concorrência é fundamental para saber o que o mercado produz e quais são as tendências. No digital tudo pode mudar muito rápido, ficar fechado, sem se inteirar das novidades ou sem conhecer os concorrentes, pode ser uma forma arriscada de tocar o seu aplicativo.