Carteira CRC: Qual a importância para o contador?

E qual mesmo a importância da carteira do CRC para os contadores e contadoras?

Algumas profissões exigem uma carteira ao final do curso para que o profissional possa atuar na área. Como exemplos temos a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) que é fundamental para o corretor de imóveis, e o COREN para os profissionais de enfermagem dentre outros!

O contador também tem um documento que é essencial. É o Certificado de Registro Cadastral (CRC), é um meio de comprovar que o profissional de contabilidade está habilitado para exercer a profissão de técnico contábil ou de contador proporcionando mais segurança aos clientes, além de ter respaldo jurídico com a aceitação em todo o território brasileiro. São dois tipos de carteira CRC: a provisória e a definitiva.

Depois do certificado o profissional contábil pode almejar o certificado de Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que é o mais importante da área.

Um dos benefícios para o contador é a carteira definitiva que é emitida quando o graduando em contabilidade é aprovado no exame, o seu uso é validado para acesso em alguns órgãos públicos, como se fosse um documento de identidade.

Exame de Suficiência Contábil

É através do Exame de Suficiência Contábil que a carteira definitiva é emitida. Uma prova com aproximadamente 50 questões aplicada duas vezes durante o ano, no primeiro e segundo semestres com conteúdo que englobam a área de contabilidade e língua portuguesa aplicada.

Obrigatoriedade da carteira

Desde 2014 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou através da Norma Brasileira de Contabilidade PG 12 o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC ou EPC) que obriga a obrigatoriedade a auditores independentes e integralizou com o CRC.

Já a carteira definitiva é válida após a aprovação do candidato, em um cartão rígido, protegida contra fraudes e por certificado digital.

É de extrema importância que as empresas ao contratarem os profissionais da área de contabilidade prefiram profissionais já gabaritados com a carteira do CRC.

O setor de contabilidade dentro de uma empresa ou mesmo um escritório contábil precisa contar com um profissional preparado para  evitar correr riscos no momento da entrega das obrigações fiscais e facilitar para que os prazos sejam cumpridos rigorosamente, evitando que a empresa esteja sujeita a penalidades como multas, por exemplo.

Carteira CRC: Qual a importância para o contador?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo