Com a evolução dos negócios o mercado exige gestões mais eficientes, que utilizem recursos para melhorar o seu desempenho, evitando prejuízos. Dentro deste cenário, os indicadores de desempenho, quando bem usados, são recursos que podem levar empresas para um caminho de crescimento.
No cotidiano de uma empresa diversas informações circulam e, muitas vezes, decisões são tomadas sem estudo do que as informações circulantes querem dizer. Quando isso acontece toda gestão pode ficar comprometida. Pensando em melhorar os processos e os resultados, diversas empresas têm estabelecido metas e trabalhado com indicadores de desempenho para alcançá-las.
O que são indicadores de desempenho?
Antes de entender a importância dos indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, é preciso conhecer o seu conceito. De forma simples, podemos dizer que os indicadores de desempenho são métricas que quantificam a performe de uma organização.
Eles são um conjunto de dados que as empresas utilizam para avaliar a sua performance ao longo de um período. Através delas é possível verificar se os objetivos para um determinado período foram estabelecidos e reconhecer aspectos que precisam ser trabalhados.
Para determinar bons indicadores é preciso ter um planejamento estratégico e objetivos bem definidos, caso contrário não será possível mensurar com clareza os impactos dos dados gerados para a administração.
Por que usar indicadores de desempenho?
A resposta direta para essa pergunta é simples, para melhorar resultados. Embora a resposta seja simples os indicadores sem uso estratégico e sem alinhamento com os objetivos e o panorama da empresa podem ser inúteis.
Quando se conhece a empresa e se sabe onde se quer chegar, os gestores ganham uma direção de que caminho tomar através dos KPIs. Para tirar o máximo proveito dos indicadores de desempenho eles devem estar alinhados a realidade da empresa e ser observados de tempos em tempos.
Antes de definir quais indicadores serão adotados preste atenção em fatores macroambientais e microambientais como os objetivos da empresa, área de atuação, cenário político, tamanho e particularidades da empresa. Alinhar esses pontos aos objetivos é importante porque através dos dados dos indicadores é possível verificar os pontos fortes e fracos, possibilitando demandar esforços de forma mais estratégica para se alcançar os objetivos.
Os KPIs te ajudam a estruturar planos concretos, para isso, uma dica útil é que se defina inicialmente de 5 a 10 indicadores que se relacionem com a realidade da empresa. Entre as possibilidades de métricas para avaliar o desempenho e que vão servir de referência no processo de tomada de decisão estão: indicadores de produtividade, indicadores de qualidade, indicadores de rentabilidade, indicadores de valor, indicadores de turnover, indicadores de capacidade e indicadores estratégicos.
É muito comum encontrar empresas que criaram uma enorme quantidade de indicadores e não conseguem extrair o melhor das informações ou então encontrar aquelas que estão tão focadas na rotina que não conseguiram definir KPIs ou desconhecem o assunto. Para que os indicadores funcionem é preciso conhecê-los e incluir o seu acompanhamento na rotina.
Algumas empresas desenvolvem ferramentas que acompanham indicadores úteis ou que auxiliam no recolhimento dos dados relevantes. Neste sentido a CMT Tecnologia tem em seu portfólio o KPI, que reúne métricas relevantes em um único sistema e o SIM, um sistema para prefeituras que ajuda a tomar decisões com base em indicadores, em tempo real.