05 benefícios de um sistema de gestão integrada para a administração pública

A tecnologia da informação tem contribuído ativamente para a administração pública através de sistemas que colaboram para uma gestão integrada. Os benefícios trazidos refletem na gestão e na população, que sente os efeitos dos processos aplicados na administração pública.

As novas tecnologias estão transformando os espaços, agindo em todos os setores, o que inclui órgãos da administração pública. As ferramentas de gestão integradas fazem parte desse cenário de inovação e atuam como uma solução para a reunião de dados em um só lugar e para ações automatizadas.

Os sistemas de gestão são ferramentas desenvolvidas para auxiliar em atividades cotidianas e podem ser aplicados na gestão pública e privada. A aplicação da tecnologia no desenvolvimento de softwares que ajudam em uma gestão integrada permite que gestores públicos tenham uma visão mais ampla e assertiva dos órgãos que compõem a gestão e da sua administração como um todo.

A integração permite inúmeros benefícios como a redução dos custos de operação, melhor atendimento ao público e a melhora no fluxo de informações. Aqui neste artigo destacamos 05 pontos positivos que contribuem para que sistemas de gestão integrada sejam cada vez requisitados.

05 pontos positivos de um sistema de gestão integrada

1. Padronização de processos: A implantação de um sistema de gestão integrado na administração pública padroniza processos e garante que a rotina seja baseada nas melhores práticas. Todas as ações ficam registradas no sistema, que monitora o fluxo de informações e encaminha as atividades para os setores responsáveis na medida em que os processos avançam.

A padronização contribui para que haja menos custos com vai e vem de processos, para o aumento da produtividade e o melhor acompanhamento por parte dos gestores.

Um exemplo de como a padronização pode ser positiva vem do controle do estoque do almoxarifado. É possível ter acesso, em um só lugar, a todo o processo. Desde a compra de materiais, até a sua retirada.

2. Automatização de processos burocráticos: Como já abordamos em outros artigos aqui do blog, a burocracia faz parte da administração pública. O sistema de gestão integrada e a padronização de processos contribui para que as rotinas sejam automatizadas e com isso, para que o excesso de burocracia seja controlado.

3. Diminuição de retrabalho e confiabilidade de informações: A integração mantém as informações salvas e acessíveis, assim, se em algum momento for necessário incluir informações já fornecidas ou retomar processos, as pessoas envolvidas não precisarão refazer o trabalho.

Além disso, os dados deixam de ser manipulados por diversas pessoas, já que as informações transitam pelos diferentes órgãos da administração sem alterações.

4. Melhor gerenciamento de estoque e redução de perdas: Com um Sistema de Gestão Integrada, é possível controlar todo o processo de compras e o estoque, garantindo mais controle do orçamento e dos materiais adquiridos de forma mais eficaz.

5. Segurança total para dados e informações: Os softwares de gestão integrada mantêm as informações armazenadas com total segurança, em serviços de nuvem, garantindo que os dados não se percam ou sejam adulterados.

Para garantir a integridade dos dados de prefeituras e levar os benefícios citados neste artigo para cada vez mais municípios, a CMT Tecnologia desenvolveu o SIM, um sistema com módulos integrados e acompanhamento dos dados em tempo real.

05 benefícios de um sistema de gestão integrada para a administração pública
Rolar para o topo