Tipos de certificados Digitais

A tecnologia tem estado cada vez mais presente nas nossas vidas, o que contribui para o aumento de transações pela internet e ferramentas que garantem mais segurança nas transações nesse ambiente. Uma dessas ferramentas é o certificado Digital.

O certificado digital é como uma assinatura no ambiente virtual e serve para validar transações e processos que são realizados nesse meio. Neste texto apresentaremos os principais certificados digitais.

Quais os principais tipos de certificados digitais?

Os certificados devem ser adquiridos junto a entidades certificadoras autorizadas pela Receita Federal e cada tipo se aplica a uma situação. Antes de adquirir um (algumas empresas adotam mais de um) é importante conhecer a aplicação de cada um deles para obter o certificado correto. Alguns tipos são o A, S e o tipo T.

Certificados tipo A

Os certificados tipo A são os mais empregados. São usados para assinar documentos, servindo como prova de autoria, autenticidade e integridade dos arquivos. Podem ser utilizados na autenticação de qualquer documento virtual e engloba certificados A1, A3 e A4.

Esse modelo é indicado para profissionais liberais, das mais diferentes áreas de atuação, que precisem realizar o envio de documentos digitais assinados, assim como empresas que têm um alto volume de documentos validados.

Certificados tipo S

Os do tipo S garantem sigilo, utiliza da criptografia de dados e não mostra o conteúdo dos documentos para pessoas não autorizadas. Dento dos certificados de sigilo existem os tipos S1, S3 e S4.

Por garantir o acesso somente a pessoas autorizadas, este certificado é muito útil para quem precisa transmitir informações sigilosas pela rede.

Certificados tipo T

Certificados do T ou time-stamping, são usados para definir o dia e a hora em que os documentos foram assinados e mostram a identidade do autor, sendo conhecidos também como carimbo de tempo.

Servem para que esses dados não sejam alterados em benefício de uma das partes envolvidas nos documentos, usa uma terceira parte certificadora para atestar o momento exato, evitando fraudes. Pode ser usado juntamente com os demais certificados.

Tipos de certificados Digitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo