07 FORMAS DE MONETIZAR APLICATIVOS

O mercado brasileiro anda bastante aquecido, por isso, apresentamos neste artigo 07 formas de monetizar aplicativos para celular.

Como já tratamos anteriormente aqui no blog, o mercado para aplicativos mobile anda aquecido e até 2021 o setor deve movimentar US$ 6,3 trilhões no mundo. Criar ou comprar aplicativos desenvolvidos por empresas de tecnologia tem se tornado opção para pessoas interessadas em apps em todos os cantos do Brasil. A pergunta que ronda a cabeça de quem se interessa pelo tema é “como ganhar dinheiro com aplicativos?”. Para responder à pergunta apresentamos agora 07 formas de monetizar aplicativos mobile que podem ajudar quem está iniciando na área.

Antes de começarmos é preciso ressaltar que se o aplicativo não tiver uma boa proposta, usuários e utilidade, dificilmente alguma dessas formas de ganhar dinheiro com ele dará certo. A razão disso é que a receita só virá quando o aplicativo tiver uma base de público, o que o tornará mais atraente para as possibilidades de ganhar dinheiro com ele.

1. Desenvolva aplicativos

A primeira alternativa é você idealizar um aplicativo e vender o modelo para outras pessoas que tenham interesse. Nessa modalidade você não irá ganhar dinheiro com um aplicativo específico, mas vendendo um modelo ou algo montável para pessoas que queiram um app para as mais diferentes finalidades e não tem como programar do zero.

Ao vender o desenvolvimento de apps você pode buscar setores específicos ou pensar em um aplicativo para uma funcionalidade específica e monetizar vendendo este modelo para outras pessoas. Dentro do segmento de modelos de aplicativos, a CMT Tecnologia desenvolveu o Cidade Digital, um aplicativo que reúne uma série de informações úteis sobre a cidade que deseja ser digital.

2. Monetize com aplicativos gratuitos

Se a sua ideia for lançar um aplicativo inteiramente gratuito, que o usuário não tenha custos para baixar e que nada nele seja pago, uma forma eficiente de monetizar é através de AdMob, um formato que o Google desenvolveu para quem pretende monetizar com Ads no app, ou da rede de públicos do Facebook, que oferece serviços semelhantes ao do Google, mas os anúncios do aplicativo e da rede social são os mesmos.

Esta forma é a que mais aparece nos aplicativos gratuitos. Os usuários recebem os anúncios após determinado tempo navegando na plataforma ou após ações específicas. A receita é gerada através de impressões e cliques.

07 dicas para monetizar aplicativos

3. Tenha um aplicativo pago

Este ponto trata de aplicativos que o usuário precisa pagar para tê-los. Apesar de nesta modalidade haver uma garantia de retorno financeiro a cada usuário que baixar o app, é uma estratégia que muitos consideram perigosa por afastar alguns potenciais usuários que não desejam pagar antes de ter a experiência com a ferramenta.

4. Assinaturas em aplicativos

Este ponto trata de aplicativos que o usuário precisa pagar para tê-los. Apesar de nesta modalidade haver uma garantia de retorno financeiro a cada usuário que baixar o app, é uma estratégia que muitos consideram perigosa por afastar alguns potenciais usuários que não desejam pagar antes de ter a experiência com a ferramenta.

5. Cadastro de empresas

O seu aplicativo pode funcionar como um classificado, servindo de vitrine para empresas e pessoas que desejam oferecer os seus serviços. Como forma de monetizar pode você pode cobrar uma taxa de cadastro para cada empresa ou profissional que queira ter a sua atividade divulgada através do app.

6. Venda espaços

Espaços de divulgação podem ser vendidos no seu app para negócios relacionados a ele ou que enxerguem na plataforma uma boa oportunidade de se mostrar. Uma empresa pode querer divulgar promoções, cursos ou eventos direto no seu aplicativo, sem intermédio de AdMob ou Facebook. Se o aplicativo possui um público relacionado com esportes, vale a pena procurar empresas do segmento que queiram oferecer descontos e vantagens para possíveis clientes no app.

7. Compras no aplicativo

Seu aplicativo pode ter entre as funcionalidades o e-commerce.  As compras dentro da ferramenta podem acontecer com aplicativos de lojas específicas ou aplicativos que permitem que terceiros façam suas transações dentro do app. Em caso de você ter uma loja específica, o retorno financeiro virá através da venda dos seus produtos, se você permitir transações de terceiros, o retorno pode vir atrás de taxas que podem ser cobradas mensalmente ou em cima de cada transação realizada na plataforma.

Em aplicativos de jogos as compras acontecem para itens dentro do próprio aplicativo, os usuários podem comprar vidas, pacotes para melhorar o desempenho no jogo, entre outras coisas.

Conclusão 

Se você quiser obter retorno financeiro com apps, neste artigo você conheceu 07 formas de monetizar aplicativos, antes de colocar em prática uma das opções é importante que você tenha clareza dos seus objetivos, conheça seus concorrentes, tenha presença on-line, pense em como reter os seus usuários para conseguir ser atraente para as diferentes possíveis estratégias e acompanhe sempre os seus resultados. Caso você tenha dúvidas sobre como  começar antes de monetizar seu aplicativo, temos aqui no blog um texto com 05 dicas para quem decidiu ter um aplicativo.