Conheça os blocos do SPED Fiscal

Você sabe a função de cada bloco do SPED? Neste artigo separamos todos eles e informações que vão te ajudar na hora de fazer o seu SPED Fiscal

Conforme já tratamos aqui no blog anteriormente, o  SPED Fiscal se refere as movimentações das empresas, com consequente apuração de impostos, entre eles o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre produtos Industrializados (IPI), através do cadastro de produtos, clientes e fornecedores, notas fiscais de entrada e de saída, entre outras informações.

O SPED Fiscal é formado por blocos que reúnem informação por tipo, devem ser apresentados seguindo uma ordem específica. A ordem dos blocos é definida no item 2.5 do Ato COTEPE/ICMS nº 09, de 18/04/2008. A seguir apresentaremos os blocos de acordo com a sequência em que devem estar no arquivo digital e suas informações.

Blocos do SPED fiscal

Bloco 0: Abertura, Identificação e Referências

Bloco B: Escrituração e Apuração do ISS

Bloco C: Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)

Bloco D: Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)

Bloco E: Apuração do ICMS e do IPI

Bloco G: Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP

Bloco H: Inventário Físico

Bloco K: Controle da Produção e do Estoque

Bloco 1: Outras Informações

Bloco 9: Controle e Encerramento do Arquivo Digital

O arquivo digital é formado pelos blocos apresentados acima, cada um deles possui um registro de abertura, registros de dados e registro de encerramento. Todos os blocos são obrigatórios, salvo quando houver especificação em contrário. É importante lembrar que as informações do SPED devem ser enviadas todo mês.

Conhecer os blocos do SPED Fiscal e as suas funções é fundamental para empresas que se enquadram na modalidade. É importante ressaltar que as informações devem ser enviadas mensalmente e que um sistema como o Auditor pode te ajudar a otimizar a entrega.

Conheça os blocos do SPED Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo