Contabilidade industrial: saiba o que é e as vantagens

Produzir algo envolve uma série de variáveis. É preciso saber quanto custa exatamente o que está sendo produzido e conhecer os custos envolvidos no processo. A contabilidade industrial ou contabilidade de custos atua para que essas questões sejam respondidas.

A contabilidade de industrial ajuda na gestão econômica de empresas, contribuindo para o crescimento, lucratividade, consolidação e reconhecimento do mercado industrial. Para isso, ela toma como base diversos indicadores, que vão além de lucro bruto ou lucro líquido.

O que é contabilidade industrial?

Como citamos anteriormente a contabilidade industrial também é conhecida como contabilidade de custos. A contabilidade de custos é uma parte da contabilidade, um método que analisa todas as despesas de uma empresa, permitindo identificar falhas, melhorias e tomada de decisões com base em análise de dados mais consistentes. Diante desse conceito, podemos dizer que ela gerencia os custos dos produtos ou serviços oferecidos, contribuindo para determinar os melhores preços e a uma margem de lucro em cima de todos os custos envolvidos na produção.

A contabilidade de custos costuma ser mais utilizada no setor industrial, por isso ocorre a associação entre os termos. Na indústria são muitos os fatores que compõem o custo final do produto. São englobados os custos com matéria-prima, bens subsidiários, mão de obra, energia, transporte, produção, embalagens, comercialização, entre outros.

A contabilidade industrial inclui coordenadas de como listar todos os custos envolvidos nos produtos ou serviços, identificar e separar custos e despesas, comparação entre custos e despesas totais por produto com preço de venda aplicado, ratear custos indiretos e despesas e identificar causas das variações e elaborar ações para correção, caso seja necessário.

Benefícios da contabilidade de custo

Além de permitir conhecer melhor os custos, esse método contribui para que seja possível acompanhar diariamente a evolução de produtos e serviços, em conjunto com as metas para um determinado período, seguindo o planejamento estratégico das industrias. A contabilidade industrial permite ainda que se tenha uma melhor previsão de gastos, incluindo a identificação de sazonalidades.

Os benefícios da contabilidade industrial se relacionam com as suas funções. Entre as principais funções da contabilidade de custo estão o estabelecimento de custos para um período, mais controle das quantidades físicas produzidas, um sistema de controle que permite análises, comparações, redução ou melhoria do custo e o fornecimento de dados de custos que contribuem para a tomada de decisões.

Para além dos benefícios relacionados as funções estão o planejamento e o controle das operações industriais, a redução de custos que ajudam a ampliar a margem de lucro, a confiabilidade dos custos e o diferencial competitivo que o manuseio de custos pode oferecer para quem faz um levantamento mais detalhado.  

Ao ter maior controle dos gastos é possível otimizar a margem de lucro e investir no que oferece mais retorno. Não olhar para a contabilidade de forma mais detalhada pode ser sinônimo de renunciar à margem de lucro. A fabricação de produtos ou a insistência em ações que sejam inviáveis podem não ser contidos em tempo hábil para evitar danos.

Contabilidade industrial: saiba o que é e as vantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo