Engajamento de usuários e sucesso de aplicativos

Conquistar usuários é um desafio diário para proprietários de aplicativos, mas o que garante o sucesso de um app? A quantidade de usuários que baixam a plataforma ou o engajamento?

 

Quais fatores devem ser considerados na hora de medir o sucesso de um aplicativo? Durante muito tempo o número de downloads foi considerado como fator determinante, hoje percebe-se que ele sozinho não pode ser usado como critério. Mais importante que ter uma quantidade de pessoas com o seu app no smartphone, é a forma como elas engajam com ele.

Antes de explicar a importância do engajamento de usuários e a sua interferência no sucesso de aplicativos, é importante conhecer o que é o engajamento.

O que é engajamento?

De uma maneira simples e direta podemos definir o engajamento como a forma como o usuário interage com o conteúdo do seu aplicativo.

Ao abrir o app e explorar o seu conteúdo o usuário está engajando com ele. Para mensurar o contato do usuário com a plataforma o administrador pode verificar a quantidade de usuários ativos, o tempo de duração da sessão, que é o tempo que leva entre a primeira e a última atividade feita na plataforma, o intervalo entre as sessões, as ações dos usuários por ação, a frequência semanal de interação, a retenção e a conversão. A métrica ideal depende do aplicativo e dos aspectos relevantes para quem avalia o engajamento.

Engajamento x sucesso de aplicativos

Dificilmente a combinação entre um bom número de downloads e usuários engajados não resulta em um aplicativo com bom desempenho. Nesse sentido entende-se que o sucesso de uma aplicação está diretamente relacionado a interação dos usuários com a plataforma.

O engajamento colabora para a retenção de usuários. Administradores de aplicativos de sucesso pensam nesse fator desde o momento em que um novo usuário faz um download. Isso ocorre porque para manter um usuário retido, é preciso fazer ele compreender e incorporar a sua rotina a utilidade do app baixado.

Muitos usuários excluem aplicações após o primeiro contato com elas, mesmo assim é importante ressaltar que somente uma boa impressão e facilidade de navegar na plataforma não seguram um usuário. Ao ver a memória do smartphone cheia, as pessoas tendem a desinstalar aplicativos pouco usados.

Para que tenha um bom engajamento o usuário precisa compreender quais são os benefícios que o aplicativo traz para ele, conseguir navegar facilmente na plataforma e encontrar nela conteúdo rico.

O usuário deve ser constantemente lembrado da importância do app no cotidiano dele. Isso não quer dizer que você deve enviar milhares de notificações push por dia, quer dizer que elas precisam ser assertivas, você pode enviar notícias urgentes e úteis aos usuários, lembretes importantes, aviso de promoções, tudo o que tornar a sua aplicação positiva na rotina de quem fez o download. Além disso, você pode usar das métricas de engajamento para oferecer conteúdo cada vez melhor para quem acessa a sua plataforma.

Tudo isso vai ajudar na retenção dos usuários e consequentemente na conversão do proposito da aplicação. Usuários fies e engajados tendem a converter com mais frequência e a indicar o aplicativo para mais pessoas, levando o seu app a ter o retorno esperado.

A quem está desenvolvendo um aplicativo, recomendamos que sempre esteja atento as métricas de engajamento, são elas que vão levar a retenção e a conversão. O sucesso do seu app não vai ser medido por downloads, mas pela quantidade de usuários engajados que geram conversão na sua plataforma.

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