Formulários em aplicativos mobile: dicas e utilidades

Formulários em aplicativos podem ser úteis, mas se não usados da forma correta podem trazer prejuízos para quem administra aplicativos.

Formulários estão presentes na vida das pessoas muito antes da popularização de smartphones e aplicativos. Eles são usados para coletar dados e informações que variam de acordo com a finalidade do formulário aplicado.

As possibilidades são diversas, formulários podem ser utilizados para cadastros, assinatura de serviços, pagamentos, delivery, e-commerce, buscas, inscrições etc. Hoje existe ainda a possibilidade de preencher as informações uma a uma ou pegar informações de outros aplicativos, como o caso de cadastro com informações de login de redes sociais ou de e-mails.

É importante ter atenção a forma e a frequência com que se aplica um formulário em um aplicativo, pois ao mesmo tempo que coletar informações podem ser úteis para o desenvolvimento de melhorias e execução de funcionalidades, formulários extensos e mal aplicados podem ser motivo de exclusão de um aplicativo do smartphone do usuário.

Boas práticas em formulários em aplicativos

Algumas práticas são fundamentais para usar formulários em aplicativos de forma assertiva e tirar o máximo proveito dessa funcionalidade, deixando usuários e administradores de apps satisfeitos.

Uma regra que podemos considerar básica é a simplicidade. Quanto mais simples e objetivo, melhor o formulário. Antes de criar e subir um formulário em um aplicativo, é importante fazer um levantamento dos dados que são realmente relevantes para a finalidade do formulário e pedir apenas eles. Na hora de montar, use blocos com perguntas relacionadas e siga uma ordem lógica. Por exemplo, um bloco pode se chamar dados pessoais, neste bloco você inclui nome, CPF e RG ou dados de pagamento, onde estarão alocadas as opções de pagamento e solicitação de dados de cartão.

Ao incluir perguntas no formulário sinalize para o usuário quais são de respostas obrigatórias e quais são opcionais, além disso, você pode dar destaque aos pontos que estão sendo preenchidos para ajudar o usuário a não se perder no questionário.

Uma dica importante é com relação a dados incorretos e não envio de informações. É aconselhável que você sinalize o erro ao usuário imediatamente para que ele não envie o formulário e precise voltar para preencher mais informações.

Opções de formulários em aplicativos

Separamos algumas formas de aplicação de aplicativos que podem ser úteis para você.

Cadastro de perfil na plataforma: muitos aplicativos hoje requerem login e senha para que os usuários aproveitem melhor as funcionalidades. Nesse cadastro você pode pedir informações simples como p nome, e-mail e senha ou ainda aproveitar informações de redes sociais ou e-mail para cadastro na plataforma.

Pesquisa de satisfação: Essa é uma forma de você saber o que quem usa o seu aplicativo pensa sobre ele. Abra espaço para avaliação e sugestões, os usuários gostam de ver que você se importa com a opinião deles.

Agendamento de serviços: neste formulário você deve fornecer horários e dias disponíveis na sua agenda e o cliente vai escolher o que melhor se encaixa na rotina dele. Coloque no formulário o que o cliente precisa apresentar para a realização do serviço, quanto mais informação ele tiver, mais útil ele vai achar o aplicativo.

Delivery e e-commerce: delivery e e-commerce estão cada vez mais em alta, formulários para pedidos e cadastro de informações de endereço e pagamento fazem parte dessa modalidade. Aqui recomendamos que, se possível, informações como endereço e formas de pagamento fiquem ligadas ao perfil do usuário para que ele não precise preencher um novo formulário para cada pedido.

Pagamento: em formulários de pagamento é fundamental a preocupação com a segurança dos dados dos usuários e só solicitar o que for realmente necessário.

Inscrições em eventos: seu evento tem um aplicativo? Simplifique a inscrição, permita que o usuário encontre o formulário e faça o pagamento por aplicativo.

Reservas: formulários podem ajudar em reserva de passagens, hospedagens e lugares em restaurantes. Esse tipo de formulário ajuda a simplificar a vida de quem gosta de se planejar com antecedência e pode ser um diferencial para negócios que podem ser feitos com reserva.
 
Lembre-se formulários devem ser diretos, estar de acordo com a Lei de Proteção aos Dados e solicitar somente dados que serão utilizados para a sua finalidade. Além disso, é importante pensar na navegação do usuário e em não exagerar na apresentação de formulários na plataforma.

Formulários em aplicativos mobile: dicas e utilidades
Rolar para o topo