Cuidados na migração de Sistemas de Gestão

A migração para um novo sistema de gestão pública é um marco importante para o município, por conta dos impactos positivos que isso traz e em função dos possíveis riscos envolvidos. Mudanças tendem a trazer preocupação para gestores públicos, principalmente quando envolvem informações administração como processos, pagamentos e prestação de contas.

A possibilidade de perder dados pode trazer sérios prejuízos para a administração, por isso, ao contratar um novo sistema para a gestão pública se deve levar em consideração alguns fatores importantes, que vão desde a integridade das informações até a análise dos benefícios. Separamos neste post alguns pontos importantes nesse processo, confira a seguir.

1. Tenha uma equipe especializada para fazer a migração

Se chegou a hora de migrar de sistema fique ciente que, ao contratar um software, a empresa que fornece a tecnologia deve ser responsável por realizar a instalação, os testes, a migração dos dados, o treinamento e a manutenção. Por isso, na hora de mudar o sistema, tenha em mente que não é a sua equipe que fará a migração.

Profissionais capacitados serão responsáveis pelo processo de migração, visando evitar transtornos na rotina de trabalho, definindo prioridades e formas seguranças para que a transição ocorra.

2. Não se esqueça do backup

O backup é a copia de segurança dos dados do seu munícipio, ele é fundamental para o caso de ocorrer algum erro no processo. Os dados podem ser armazenados fisicamente, mas é recomendado que sejam digitalizados para serem guardados com maior segurança.

3. Fique atento as etapas da migração e ao planejamento

É importante conhecer o processo de migração para melhor acompanhar a mudança ou implantação de softwares. As etapas da migração envolvem plano de migração de dados, detalhamento da rotina de migração dos dados e dos planos teste.

Essas etapas são importantes porque nelas acontecem os levantamentos operacionais e de negócios, a definição das fontes de dados, das rotinas e a definição de todos os requisitos que precisam ser atendidos na migração e no programa de testes.

O planejamento é fundamental para o sucesso da migração de sistemas de gestão. É importante ter as etapas bem planejadas para que o sistema não pare e que a integridade das informações seja preservada.

Para gestão pública municipal, a CMT Tecnologia desenvolveu o SIM, um sistema de gestão com módulos integrados. A nossa equipe faz a migração de sistemas de gestão com total segurança e garantindo a integridade das informações.

Cuidados na migração de Sistemas de Gestão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo