Todos os dias milhares de usuários de aplicativos recebem mensagens com promoções, novidades ou chamadas para os apps em seus smartphones, essas mensagens são as notificações push para aplicativos.
O que são as notificações push?
O termo tem origem na palavra inglesa “push”, que significa empurrar, o significado se liga a prática porque por meio dessas notificações os usuários são “empurrados” para os aplicativos.
As mensagens são enviadas diariamente pelos diferentes apps instalados nos smartphones e cumprem diferentes objetivos, dependendo do aplicativo em questão.
Aplicativos de entrega de alimentos podem notificar sobre promoções ou um novo restaurante, enquanto os de notícias enviam alertas sobre novas matérias publicadas. O push é a forma mais fácil do app se comunicar com o usuário e conseguir engajamento.
Como funcionam?
As notificações são enviadas para os usuários, mesmo quando o aplicativo não está operando ou aberto. O alerta chega ao smartphone do usuário e ao se interessar pelo conteúdo ele é redirecionado para uma página específica dentro do aplicativo que a enviou.
Por se tratar de um canal de comunicação entre usuário e aplicativo, as notificações são usadas com objetivos específicos e devem direcionar os usuários para páginas relacionadas ao conteúdo enviado.
Elementos de uma notificação push
Uma notificação em push possui elementos que a compõe, esses elementos são o que o usuário visualiza, conforme figura abaixo.
As notificações vão com a logo do aplicativo para que o usuário identifique quem enviou a mensagem, com o título da mensagem e uma mensagem breve. É importante que a mensagem e o título sejam textos breves e que tenham uma boa chamada para que o usuário abra o app.
Quando enviar as mensagens?
Muitos administradores de aplicativo não conseguem definir o melhor momento ou tema para envio das mensagens e acabam perdendo usuários. Para enviar uma notificação em push é preciso ter atenção em alguns pontos:
1. Horário de envio: a não ser que seja algo muito importante, os usuários não querem receber mensagens em horários que são considerados inapropriados. O recomendado é que as notificações se atenham aos horários comerciais. Outro ponto importante aqui é enviar em horários alternados.
2. Frequência: A frequência com que se envia as mensagens deve ser avaliada pelo administrador do aplicativo. O excesso de mensagens pode fazer com que o usuário se sinta incomodado e desative as notificações ou o aplicativo, enquanto a escassez pode fazer com que o usuário não use o App, resultando em um baixo engajamento.
3. Público: A mensagem que você vai enviar se adequa a todos os públicos? É importante ter em mente para quem é a notificação em push antes de enviá-la.
Como as notificações em push podem me ajudar?
Quando se envia notificações relevantes e que direcionam para páginas no aplicativo é possível aumentar o tráfego no app, colaborar para a divulgação de promoções, para o aumento das vendas, no caso do e-commerce, para a fidelização de clientes e melhoria do relacionamento com os usuários.
Ao administrar um app é importante lembrar que toda vez que você quiser comunicar sobre algo do seu aplicativo para o usuário, a notificação push é o caminho mais natural.
A notificação é uma estratégia importante para administradores de apps, por isso é importante pensar e mensurar as estratégias, ter atenção aos horários, a quantidade de envios diários e aos conteúdos das mensagens.