O SPED faz parte do dia a dia das empresas, por isso, conhecer o que é o sistema é fundamental para o bom andamento dos negócios.

SPED é a sigla para o Sistema Público de Escrituração Digital, o instrumento foi criado pelo governo federal, através do Decreto 6.022/2007, para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas. O envio do SPED unifica as obrigações contábeis e fiscais dos empresários e pessoas jurídicas, inclusive as imunes ou isentas. Todo mês as empresas devem enviar um arquivo digital com a escrituração de documentos fiscais, além de dados que atendem as três esferas (federal, estadual e municipal) da fiscalização. O Sistema Público de Escrituração Digital está previsto na legislação fiscal e contábil, logo, o processo exige cuidado para que seja realizado dentro dos padrões exigidos.

O sistema unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal de empresas e pessoas jurídicas, dentro de um formato digital padronizado, substituindo os livros em papel.

A validade jurídica dos dados é garantida por um certificado digital, que funciona como uma assinatura virtual da empresa, atestando a segurança da operação realizada on-line e que os dados não serão alterados ou falsificados.

O SPED busca beneficiar empresas e governo. As empresas ganham através da simplificação na entrega da documentação necessária para os fiscos no meio digital e o governo por permitir a redução da burocracia na entrega dos documentos, além de centralizar informações e facilitar a fiscalização.

Por ser obrigatório e a sua não alimentação gerar implicações com o fisco, é importante que as empresas façam uso de boas ferramentas para auxiliar no SPED. Nesse ponto a tecnologia tem ajudado, através da elaboração de sistemas que controlam e organizam o SPED.

Pensando nisso, a CMT Tecnologia desenvolveu o Auditor, um sistema completo para auditar e corrigir arquivos SPED Fiscal e Contribuições de uma única vez, com automação e a segurança requerida.  Clique aqui e saiba mais.

Faça seu SPED Contribuições