07 dicas para transformar a experiência do usuário de aplicativos móveis

O crescimento no número de aplicativos é uma realidade, cada vez mais os desenvolvedores têm descoberto que a experiência do usuário é um favor relevante no sucesso de um app mobile.

Estimular a conexão entre usuários e aplicativos mobile é uma função difícil, por esse motivo, é preciso dos desenvolvedores e empresas mais do que deixar aplicativos à disposição dos usuários. No cenário de muitos apps, diversos não cativam os usuários e são esquecidos. Na disputa entre diversas plataformas, quem se preocupa com UX design para aplicativos mobile sai na frente.

UX design para aplicativos mobile

A experiência do usuário é definida por um termo que tem se tornado bastante popular, a UX Design um conjunto de estratégias voltadas para tornar cada vez melhor a experiência de usuários em um aplicativo mobile.

No UX design (user experience) três características são levadas em consideração para que a experiência de quem usa aplicativos mobile seja satisfatória, são elas: interação com o sistema, comportamento do app e experimentação. Além desses fatores se leva em consideração a sincronia e a arquitetura.

Essa etapa é deve ter grande relevância na criação de aplicativos por estar diretamente relacionadas as emoções e experiências do usuário durante a interação. Esse passo deve estar inserido na criação e implementação para melhores resultados.

07 dicas para melhorar a experiência do usuário

  1. Mantenha seu app organizado

Como já abordamos em outros artigos, é importante que seu aplicativo seja claro e que sua interface não sobrecarregue o usuário de informações e textos excessivos. As opções devem ser encontradas facilmente e os textos devem ser usados de forma direta, sem arrodeio.

Lembre-se a entrada e a tela inicial do seu aplicativo são as primeiras impressões dos usuários e a porta de apresentação das funcionalidades. Uma boa dica é apresentar uma boa ferramenta de busca na tela principal, para que os usuários encontrem mais facilmente o que estão buscando.

  1. Tenha botões simples e fáceis de clicar

Imagine acessar um aplicativo com botões tão pequenos que são difíceis de clicar ou ter dificuldade para encontrar um botão com o que você precisa. O recomendado é que os botões sejam identificados facilmente e tenham um toque rápido e simples.

  1. Quanto menos o usuário digitar, melhor

Precisar digitar em diversos pontos do seu aplicativo pode ser uma atividade nada prazerosa para os usuários. Além disso, a digitação em dispositivos móveis pode ser uma atividade difícil para algumas pessoas, o que resulta em uma experiência negativa com a sua plataforma.

  1. Telas de Abertura e primeiro acesso

Como abordamos no tópico 1, é fundamental que o usuário tenha uma boa impressão. A tenha de abertura pode ser um bom primeiro passo para o engajamento. Comece o primeiro acesso de cada usuário apresentando o seu aplicativo, com dicas e sugestões de uso. Tenha cuidado, não exagere na quantidade de dicas e use a ferramenta apenas quando necessário.

  1. Cadastro, login e Permissões

Quando for necessário fazer cadastro para acessar opções do aplicativo, mantenha as informações salvas. Permita que os seus usuários se mantenham logados mesmo que fechem o aplicativo, assim, quando ele retornar não precisará refazer o login novamente.

Com base nas informações fornecidas durante os acessos deixe as permissões salvas, evitando que o usuário tenha que responder todas as vezes sobre as permissões que concede.

  1. Simplifique decisões de conversão

Deixe que as pessoas encontrem rapidamente o que estão procurando, seja através da busca ou com uma boa apresentação das informações solicitadas pelo usuário. Caso o seu aplicativo seja para a venda de produtos e serviços, cuide para que a jornada aconteça da forma mais simples e natural possível.

Permita que ele adicione ao carrinho ou a uma lista de desejos, que fala reservas, ligações, preencha formulários e execute o pagamento via app.

  1. Teste o projeto com frequência

Mesmo que você lance um aplicativo que atenda a todos os requisitos do UX Design constantemente ele vai precisar de atualizações, por isso, é importante estar sempre testando o seu projeto e fazendo a renovação do que for ficando desatualizado. Fique sempre atento as novidades do seu segmento, isso pode te ajudar.

07 dicas para transformar a experiência do usuário de aplicativos móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo